A maneira tradicional de testar as vedações do pistão de um cilindro de dupla ação é o acionamento da batida do cilindro de dentro para fora um par de vezes, em seguida, parar em uma das extremidades e pressurizar o cilindro por um período de tempo para verificar se há vazamentos. Isso é chamado de teste manual "fim-de-curso".
O problema com os testes de desvio "de fim de curso " é que como diz o termo, somente estão sendo testadas as vedações quando elas estão em cada extremidade do corpo do cilindro, onde ocorre menos quantidade de desgaste. O ensaio deve ser feito no centro da camisa onde ocorre a maior deterioração causado por abaulamento.
A Figura 1 abaixo mostra uma visão exagerada de um cilindro embaulado. A camisa literalmente se enche como um balão. Quando o embolo está em ambas as extremidades as vedações são eficazes e um teste de desvio nesta posição irá proporcionar resultados aceitáveis. No entanto, como pode ser visto no ponto médio, os resultados do teste não serão tão desejáveis. Uma pequena diferença de 0,25 mm no diâmetro da camisa será o suficiente para causar vazamento nas vedações.
Fig. 1 - Cilindro Embaolado
A melhor maneira de testar as vedações do pistão de um cilindro de dupla ação é a realização de um teste de bypass 'mid-tempos'. O principal problema com este tipo de ensaio é como controlar o cilindro. É necessário conter o cilindro para prender mecanicamente o êmbolo na posição central. Como até mesmo um pequeno cilindro pode desenvolver 6-10 toneladas de força isso se torna um exercício muito perigoso, e com um grande cilindro torna-se impraticável.
O que precisamos é um teste que mantém o pistão, em qualquer posição que escolhemos, hidraulicamente. Isso é chamado de teste hidrostático e o circuito da figura 2 mostra como é feito. Este utiliza o efeito de intensificação da pressão para manter o êmbolo em qualquer ponto ao longo do tubo para testar a integridade de vedações.
A um perigo com este tipo de ensaio é que, se a pressão é dirigida para a extremidade do êmbolo do cilindro, com a válvula (1), fechado, em seguida, a pressão desenvolvida na extremidade da haste do cilindro irá ser muito maior do que o ponto de catastrófica falha.
Para impedir que isto aconteça, é importante o uso de uma válvula de alívio de pressão (5) no circuito a extremidade da haste. Este pode ser definido como a capacidade de pressão do cilindro de modo que os ensaios podem ser realizados com segurança. O procedimento de teste completo está detalhado abaixo.
Fig. 2 - Circuito Hidrostático do Teste
Fonte: Central Queensland Hydraulics
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